Twitter

AOS JARAQUIS - AM... O Inova Amazônia é um dos principais eventos de desenvolvimento sustentável do país. A edição deste ano busca mobilizar integrar e conectar o ecossistema da bioeconomia da região. É uma ótima oportunidade de conhecer, aprender e se inspirar com iniciativas que equilibram inovação e sustentabilidade. Não Perca! Inscrições no Sebrae/AM - Dias 9, 10 de maio.
AgN GERAL - O IBGE e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome divulgam novos dados sobre a segurança alimentar. No ano passado, houve um aumento de 9,1% dos domicílios em que as pessoas estão em condição de segurança alimentar. Pela nova pesquisa, 72,4% dos domicílios estavam livres da fome, ou em segurança alimentar. 
AOS DAMORIDAS - RR... Prefeitura de Boa Vista informa que as inscrições para os cursos nas áreas de Tecnologia se estendem até a quinta-feira, 25, e as de Empreendedorismo encerra na sexta-feira, 26. As capacitações, previstas para iniciar no dia 6 de maio, resultam de um convênio firmado com o Instituto Tecnológico Educacional da Amazônia (ITEAM).
AOS DAMORIDAS - RR... Intenção de consumo das famílias roraimenses cresce pelo quinto mês consecutivo. E o percentual de famílias endividadas diminui em Roraima. A Intenção de Consumo das Famílias em Roraima alcançou o valor de 94,5 pontos em abril, descontados os efeitos sazonais. Esse é quinto mês considerado positivo, ficando 16,2% superior ao valor apresentado no mesmo período de 2023.
AOS CANDANGOS - DF... Nas últimas 24 horas, quase mil pacientes foram atendidos nas novas tendas de acolhimento aos pacientes com sintomas de dengue. Os números desta terça-feira (23) se somam aos mais de 6,5 mil atendimentos já contabilizados desde a inauguração das novas unidades de atendimento no último dia 11...
AOS JARAQUIS - AM... “Fala-se muito que o Estado do Amazonas é importante para a preservação da floresta, mas, ao mesmo tempo, sofre com as consequências dessa política porque nós temos um percentual entre 96% e 97% de floresta preservada e mais de 50% da população vivendo abaixo da linha da pobreza. A gente precisa entender, e o Brasil precisa entender, que o modelo ZFM é essencial para que nós possamos manter a floresta em pé. Então temos muitos outros pontos, e mais importante deles é o turismo”, defendeu o vereador Willian Alemão.

25 de abril de 2024

IMG_8414
IMG_8413
TUDO PRONTO PARA PLANO DE ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA
Em 7 de outubro de 2023
No data was found

Compartilhe

Está apto à sanção governamental o Projeto de Lei nº 289/2023, de autoria do deputado estadual Roberto Cidade, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que dispõe sobre diretrizes gerais para a elaboração de planos de adaptação às mudanças climáticas no Estado do Amazonas.

O objetivo do projeto é implementar iniciativas e medidas para reduzir a vulnerabilidade dos sistemas ambiental, social e econômico, diante dos efeitos dos períodos de chuvas, cheia e vazante dos rios amazônicos.

“Temos visto o que está acontecendo. Vidas vêm sendo perdidas, famílias sofrendo e o meio ambiente pedindo socorro, tudo em desdobramento dos danos causados pela ação humana. Nosso intuito é estabelecer diretrizes para reduzir os efeitos adversos das mudanças no clima de modo a evitar perdas e danos, além de estabelecer instrumentos econômicos e socioambientais que permitam a adaptação dos sistemas naturais, humanos, produtivos e de infraestrutura em todo o Estado. Confio na sanção do nosso projeto pelo governador Wilson Lima. Esse PL é o início de uma ação que pode ajudar a modificar a realidade do que vivemos hoje”, falou.As iniciativas precisam integrar um plano de gestão de riscos, bem como de políticas públicas setoriais e temáticas de desenvolvimento nos âmbitos estadual e municipal.

O projeto tem como base a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e prevê a integração entre as estratégias de mitigação e adaptação nos âmbitos municipal e estadual, buscando alinhar ações que visem amenizar os efeitos do período de chuvas, cheia e vazante dos rios amazônicos. O monitoramento das ações previstas e a revisão do plano devem ser feitos a cada cinco anos.

“A capital e o interior sofrem nas áreas de segurança alimentar, nutricional, hídrica e energética, nosso PL tem o intuito de reduzir os impactos socioeconômicos e as desigualdades sociais, ao mesmo tempo em que visa estabelecer ações e programas para auxiliar o cidadão. O Plano Estadual deverá promover a cooperação nacional e internacional, buscando o financiamento, a capacitação, o desenvolvimento, a transferência e a difusão de tecnologias e processos para a implementação de ações. Prevê ainda a pesquisa científica, a observação sistemática e o intercâmbio de informações”, informou.

Play Video
Play Video
80dfd71a-df5d-4330-b299-81b3ece6a074
42039c51-3428-4ea3-854f-c6cc6b94ca44
300x250 (1)