Twitter

AgN DA GERAL…”Quando o amor é só de um lado e outro lado não ama, e é forçado isto não é amor, é, sim, estupro”, deputado cearense André Fernandes, sobre o Projeto. governo impõe impostos para categoria de Motoristas de Aplicativo
Aos JARAQUIS/AM… O Centro Einstein inaugura o novo Centro de Inovação, em Manaus. O novo espaço reafirma o compromisso da organização em impulsionar a equidade por meio de pesquisas e do desenvolvimento de tecnologias que levem mais acesso e qualidade à saúde e atendam, principalmente, às necessidades locais.
Aos JARAQUIS/AM… Castramóvel do Governo do Amazonas realiza ação itinerante no shopping ViaNorte, em Manaus. A Unidade Móvel de Castração trabalha com agendamentos e castração até o dia 27/04
AOS DAMORIDAS - RR... Do parlamento estadual, existe uma listagem de pelo menos 18 deputados estão de acordo com o que foi denuciado pelo presidente da ALERR, deputado Sampaio, onde acusa governador Denarium de praticar ilegalidade de espionar com escutas os deputados, e até deputados federais na 'sujeirada' do Governo cassado. Mas, seria bom os deputados declarem tal apoio ao seu presidente.
AOS DAMORIDAS - RR... É preciso que os senadores Hiran Gonçalves, Mecias de Jesus e Chico Rodrigues declarem à imprensa o que acham de todas as acusações que recaem sobre o governador Denarium, que são suspeitas de atos criminais como a grilagem de terras e espionagem contra políticos adversários. O silêncio destes empregados do povo não tem sido bem vista!
Aos DAMORIDAS/RR… Sampaio, como presidente da ALERR, tem ao seu lado o aval de 18 deputados?! Tendo, então, mesmo na contramão do q já foi feito, no caso aprovação do empréstimo milionário para Denarium gastar, mas, agora, Parlamento pretende recuar de tal decisão e cancelar empréstimo! Se tem 18, já cancelou!

19 de abril de 2024

IMG_8414
IMG_8413
Fotos: Sidney Mendonça – CMM / Instituto Durango Duarte (imagem em preto e branco)
As curiosidades de uma Manaus com 354 anos
Em 24 de outubro de 2023
No data was found

Compartilhe

Conhecida durante o ciclo da borracha como Paris dos Trópicos, Manaus tem influências que deixam sua história ainda mais interessante

Completam-se hoje, 24 de outubro, 354 anos de muitas histórias e memórias que a cidade de Manaus vem acumulando. Fundada em 1669, Manaus tornou-se símbolo do norte do Brasil e está no coração da Amazônia, com cerca de 3 milhões de habitantes.

O nome da cidade tem origem indígena e significa Mãe dos Deuses. Manaus emergiu durante o Ciclo da Borracha, época em que ficou conhecida como a “Paris dos Trópicos”, graças ao luxo de sua arquitetura de inspiração europeia, atraindo investimentos estrangeiros e migrantes de todas as partes do mundo.

É terra de quem nasceu aqui e de quem escolheu fazer nela a sua morada.

“Eu sou apaixonado por essa cidade que nasci, Manaus é minha casa, é a cidade que pretendo passar o resto da minha vida. Aqui estão as pessoas que eu amo, o povo pelo qual eu trabalho todos os dias. Eu, em nome da Câmara Municipal de Manaus, e além disso, de coração eu falo, Parabéns minha querida Manaus pelos seus 354 anos. Seguimos lutando por essa cidade e por esse povo”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André.

Ícone cultural e arquitetônico

O maior símbolo do período de glória do ciclo da borracha é, sem dúvidas, o Teatro Amazonas, que foi inaugurado em 1896. Construído em estilo renascentista, a edificação foi idealizada para que a capital amazonense tivesse uma casa de ópera à altura do poderio da elite da época.

“A alta classe precisava de uma edificação que pudesse frequentar e que lembrasse o que se vivia na Europa. Mas por muitos, o teatro Amazonas foi criticado, falavam que toda essa estrutura era desnecessária, um exagero sem precisão, um “objeto obsoleto”, pontuou o historiador Otoni Mesquita.

O teatro um dia criticado, hoje faz parte da história de Manaus e é considerado um dos mais importantes do país. O tempo mudou, e muito, a concepção dos manauaras.

O rio, por exemplo, tão presente no nosso dia a dia, também já foi considerado sinônimo de pobreza, vamos explicar.

Cidade Flutuante

O fim do monopólio da borracha, a crise econômica dos anos 20 do século passado, o crescimento demográfico em razão da corrente migratória de ribeirinhos e nordestinos para Manaus, bem como a escassez de recursos contribuíram para a crise de falta de moradia na cidade. Nesse cenário, conforme relatam pesquisadores amazonenses, em 1920 o paraibano João Aprígio, com mulher e filhos para sustentar, passava por enormes dificuldades.

O que ele ganhava mal dava para a alimentação da família. Sem casa própria, Aprígio juntou dois troncos de açacu de um igapó e os rebocou, na popa de sua canoa, até o Educandos, local que entendeu como o mais apropriado para construir sua casa. Por vinte dias e vinte noites ele trabalhou, até deixar pronta aquela que seria a primeira casa flutuante de Manaus, dando origem ao que seria batizado, futuramente, de “Cidade Flutuante”.

A Cidade Flutuante nada mais era que um aglomerado de casas flutuantes construídas de maneira amontoada e sem nenhum saneamento básico, que tomou a paisagem da orla que ia do bairro Educandos ao Centro de Manaus, e que durou de 1920 a 1967, chegando a abrigar mais de 175 mil habitantes.

O rio Negro começou a ser cada vez mais marginalizado por conta dessas edificações, tornando-se sinônimo de pobreza. Nos dias atuais, o cenário mudou, e as mais belas e caras residências de Manaus estão de frente para o rio.

Calçadão do Largo

Voltando ao Centro da cidade, mais especificamente em frente ao Teatro Amazonas, existe um piso de pedras portuguesas com o famoso desenho formado por ondas pretas e brancas, no Largo São Sebastião. Foi construído na época áurea da borracha e finalizado em 1901 sendo, portanto, mais antigo que o famoso calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, inaugurado em 1906.

“A verdade é que essas pedras portuguesas colocadas nesse formato de onda estão presentes em alguns espaços em Portugal. Elas representam o encontro dos rios com o mar. Aqui em Manaus se encaixou na perspectiva de que é o encontro das águas. E realmente, a calçada do Largo foi inaugurada anos antes do calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro”, enfatizou Otoni Mesquita.

Apesar de colonizado pelos portugueses e com grande influência lusitana, Manaus e Inglaterra tem suas histórias interligadas pelo ciclo da borracha.

Entre as heranças deixadas em Manaus pelos ingleses, as que mais se destacam são: o Mercado Municipal, o Prédio da Alfândega, o porto da cidade, também chamado de “Rodway”, o Bondinho, hoje desativado, e a implementação da luz elétrica. Oficialmente, Manaus foi a terceira cidade do Brasil a inaugurar serviços de bondes elétricos.

Outra curiosidade é que o primeiro campeonato Amazonense de futebol foi realizado pelos ingleses em 1914. O time vencedor foi o Manaós Athletic Club formado apenas por ingleses. O primeiro jogo da seleção da Inglaterra em Manaus aconteceu exatamente 1 século depois da final deste campeonato.

Semcom CMM

Play Video
Play Video
80dfd71a-df5d-4330-b299-81b3ece6a074
42039c51-3428-4ea3-854f-c6cc6b94ca44
300x250 (1)