21 de maio de 2012
 
ARTIGO

JOGA FORA NO LIXO!...por homero leão

Quarta, 16 de novembro de 2011 às 15h54

AMAZONAS

 

 

Manaus -

cigaro1

A oportuna Campanha “Brasil Sem Cigarro” que o Fantástico juntamente com o médico Dráuzio Varela iniciaram no domingo passado, não poderia ter tema musical melhor escolhido: ‘Joga Fora’ de Sandra de Sá. Lixo ao lixo é a meta. Compreendo tecnicamente a dependência do corpo humano à nicotina, mas uma atitude de cada um que fuma é necessária. O fumo mata milhões de pessoas anualmente, através de doenças cardíacas, pulmonares e outras.

FUMO MATA AOS MILHÕES

cigaro2

No mundo todo, três milhões de pessoas por ano - seis por minuto - morem por causa do fumo, segundo a OMS (Organização mundial de Saúde). Se persistirem os atuais padrões de tabagismo, quando os jovens fumantes de hoje chegarem à meia-idade ou à velhice, haverá cerca de 10 milhões de mortes por ano causadas pelo fumo - uma morte a cada três segundos. São dados muito difundidos e hoje o fumante sabe das consequências do tabagismo. Diferente de uma época em que fumar era sinônimo de sucesso ou charme. Fumar – hoje – é escolher conscientemente uma forma de abreviar a vida.

NEGÓCIO DA CHINA

cigaro3

A revista The Economist comenta: “Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo. São também os únicos produtos (legais) que, usados como manda o figurino, viciam a maioria dos consumidores”. Não consigo imaginar algo mais lucrativo e oportuno para os donos dos negócios e os governos – que de forma burra e cruel arrecadam impostos aos montes. Com as novas alíquotas, a Receita espera praticamente dobrar a arrecadação do IPI sobre cigarros. A previsão é passar dos atuais R$ 3,7 bilhões anuais para R$ 7,7 bilhões anuais a partir de 2015. A carga tributária sobre o produto, atualmente entre 58% e 60% em média, passará para 81% no regime geral e ficará entre 68% e 70%, em média, no regime especial para depois gastá-los com o tratamento de seus doentes.

SEMPRE É TEMPO DE PARAR

cigaro4

Sempre vale a pena parar – não interessa o quanto a pessoa fumou. Portanto, busque ajuda – é difícil sozinho – fale com os amigos, família, colegas de trabalho e acredite que voc~e consegue. Hoje existem vários ambulatórios em nossa Rede Básica que auxiliam a quem precisa largar o cigarro e mudar de vida. Sempre há tempo para reiniciar a vida sem o fumo. Um minuto após os agentes químicos pararem de agir no organismo, já começam a ocorrer as primeiras melhoras, ou seja, é possível a recuperação da saúde e a volta por cima.

(Ver. Homero de Miranda Leão)

   
NOTÍCIA

Amazonino cumpre promessa e tira Águas do AM

 
Agência Norte de Notícias Online

Website desenvolvido por Manaus.NET


Informe seu email para receber novidades

Perfil no orkut Twitter: @AgenciaNorte MSN: ygaracauan@hotmail.com Adicionar aos favoritos Assinar Feed (RSS)
"Política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou."

- Tancredo de Almeida Neves (1910 - 1985)